Você é mais bonita do que pensa

Segundo uma pesquisa encomendada pela Dove, apenas 4% das mulheres se consideram bonitas. Essa é uma estatística que me leva a uma pergunta muito forte: porquê vocês subestimam sua beleza e superestimam a das outras mulheres?

Você pode passar o dia inteiro escutando que está bonita, corpo bonito, bem vestida, cabelo impecável, mas, se vier alguém aleatório, às 17:55 no expediente e te falar: “nossa, acho que você está meio cheinha, hein?” Pronto! Todos os elogios recebidos durante todo o dia se vão por água abaixo e só resta essa bendita última frase.

Se ver mais bonita faz parte de um processo de autoaceitação imenso, e que não vem de uma hora para outra, e que sim, críticas são importantes, mas não podem ser uma verdade universal e intacta. Mas tempos também a habitual falta de atenção de muitos homens, de quando depois de você passar horas escolhendo um vestido que combine com o novo par de sapatos, chegar em casa deslumbrante, se achando, e ouvir do cara apenas um “demorou, hein?!”. Foi pensando nesse comportamento que uma rede de lojas de shopping do Maranhão fez a seguinte ação: convidou casais para um jantar romântico, e em meio ao jantar, as mulheres saiam um minutinho para ir ao toilette, e voltavam com roupas, cabelos, sapatos e visuais deslumbrantes. E aí que se o homem não houvesse notado, realmente seria caso perdido, mas o resultado foi bem bacana, vejam:

Talvez um dos grandes problemas contemporâneo, no que se refere ao consumismo, seja a valorização e idealização de mulheres absolutamente perfeitas, esbeltas, magras e que, por isso mesmo, só existem nas capas de revistas, nos filmes e nas novelas tomando champagne em pleno horário nobre. E com isso, aumenta o número de mulheres que idealizam aqueles padrões inalcançáveis e utópicos e que, obviamente, nunca vão conseguir, até porque eles não existem. Uma empresa que tem um posicionamento inteligente e altamente relevante é a Dove, que defende a real beleza da mulher há alguns anos, e vem se firmando com esse posicionamento certeiro, para quem não lembra, um tempo atrás eles veicularam um vídeo no qual colocavam uma pessoa comum, a levavam para um estúdio, colocavam maquiagem, arrumavam o cabelo, e ainda manipulavam suas fotos, para provar que qualquer uma pode ficar perfeita com esses recursos não muito honestos, para quem lembra, vale rever:

E essa semana, eles lançaram mais um vídeo impactante, convidaram um artista forense, que faz retratos-falados para o FBI, para desenhar algumas mulheres (sem conhecer seus rostos) segundo as descrições feitas por elas mesmas, e posteriormente pediram para desconhecidos aleatórios, que haviam sido apresentados a essas mulheres minutos antes, a também descreverem as mulheres da forma que eles lembrassem.

O resultado é impressionante. E prova que as mulheres subestimam sua beleza, e é um alerta de que está na hora de ser você mesma, e de se achar bonitona e gostosa mesmo, qual o problema? Vejam o vídeo:

Viu? Por isso, não esqueçam nunca: você é mais bonita do que você pensa.

E para finalizar meu primeiro post aqui no EOH, trago um outro vídeo, feito pelo Hospital Albert Einstein, que nos incentiva a pararmos de reclamar um pouco, e conhecer essas quatro mulheres que passaram por transformações corporais severas, e mostram neste vídeo emocionante que a beleza da mulher está muito além do seu corpo:

Espero que gostem do meu primeiro post, como devem ter percebido, meu estilo de escrever é quase como se eu tivesse falando com vocês, sem muitos floreios, mas acredito que seja um estilo relevante e certeiro.

Sobre Vicente Carvalho

Nascido no Maranhão, criado em Rondônia e em SP há cinco anos. Aquele que vê sempre o lado cheio do copo. Curioso e inquieto por natureza, anda de patins no Ibirapuera sempre que dá, tem um monte de tiques e é autor do blog: www.razoesparaacreditar.com/

Leia mais posts de Vicente Carvalho